sábado, 22 de dezembro de 2012


 

Atividade 4.2  proinfo 100horas

 

 

 


 

A turma da Monica adverte: Assista a este vídeo comendo uma fruta assim você ficara forte e saudável.

 

 

 

 


Este vídeo fala sobre a amizade.

 


 

Este vídeo fala sobre lixo, música educativa e astrogilda.

 


este vídeo fala sobre lixo é no lixo com tia cecéu.

 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Atividade 2.6 - Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet


PROJETO
Diversidade Cultural: Folia de Reis

Escola: Escola Municipal Paulo Vieira Souto

Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano

Duração: 1 semana

Professores responsáveis: Andréia, Aparecida Andrade, Delvânia, Simar, Marizete, Ivanete,

Disciplinas: Português, História, Artes

Introdução
A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão. No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Eles passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café. A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.

Justificativa

Este projeto tem como objetivo compreender que a identidade cultural de um povo é um processo de construção e reconstrução permanente da pluralidade das sociedades e da compreensão de como nelas os grupos no poder e os grupos subordinados resolviam suas questões, abrindo assim caminhos para que vocês possam compreender e interpretar a construção da nacionalidade, apontando a possibilidade de, no presente, construir o futuro.

Objetivos
  •  Identificar na Festa de Reis uma vasta etapa da história.
  • Celebrar o passado no presente numa grande festa que poderá lançar bases para um futuro de lucidez, respeito às tradições e de construção da autentica alma do povo.
  • Valorizar o sertanejo mineiro, em sua simplicidade, semeando a sabedoria milenar, presenteando a contemporaneidade com os mais fortes traços da cultura humana.
  • Conhecer os movimentos do tema em questão como espaços privilegiados para o reconhecimento das diversas manifestações culturais locais, regionais.


Metodologia:

Trabalhos em grupo, aprendizagem colaborativa através de WebQuest. Professor (a) deve conversar com seus alunos sobre a história da folia de reis transmitindo um conhecimento prévio do assunto para depois partir para as pesquisas complementando o que já sabem. A atividade será desenvolvida em etapas conforme descrita abaixo.

Desenvolvimento

1ª Etapa: De uma olhada nas fotos e viagem no passado        
3º Etapa: Navegue na web Google e descubras musicas cantadas antigamente e na atualidade pela Folia de Reis. www.google.com.br

4º Etapa: Viagem agora nas imagens assistindo vídeos musicais antigos de cantores brasileiros que gravaram músicas que são cantadas até hoje pelos foliões nas manifestações culturais.

5º Etapa: Agora note se ouve alguma mudança com relação as folias realizadas no passado e na atualidade.

6ª Etapa: Após a visita a vários sites e obter informações sobre a folia de Reis pedir para os alunos fazerem uma pesquisa sobre a folia de reis em nossa cidade produzindo texto, confeccionando cartazes e expondo na escola.

Recursos didáticos: Computadores, telão, datashow

Avaliação

A avaliação será feita através da observação dos seguintes aspectos: Participação; e realização das atividades.

Conclusão

Ao colocarmos uma lente de aumento sobre o tema “Folia de Reis” contemplamos a riqueza cultural de nosso país, mais particularmente a riqueza enraizada.
Essas ações culturais como a da Companhia de Reis colaboram com o desenvolvimento cultural, e mais ainda, com o desenvolvimento social de nossa cidade. Gera nos participantes e na comunidade envolvida uma atitude de solidariedade e de valorização de nossa história, da crença e o ato religioso de fé de cada participante, por isso, deve ser difundida, apoiada e valorizada pela população e órgãos governamentais. Através do desenvolvimento de projeto poderemos dar o primeiro passa para que essa cultura seja conhecida e valorizada.

Referências:

Sites pesquisados:

domingo, 2 de dezembro de 2012

Fórum !



APRESENTAÇÃO: Sou Delvânia, trabalho em Olhos D’água na rede municipal e espero adquirir mais conhecimentos e melhorar a qualidade de ensino cada vez mais através desse curso e atender as necessidades dos meus alunos.
QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ? Como educadora estou sempre em busca de conhecimento. Devemos criar estratégias e situações diversificadas de acordo com a vivência do aluno, principalmente no mundo virtual, para que ele se sinta motivado, interessado e participativo.
NAVEGAÇÃO À DERIVA: Navegar na internet não é tão simples quanto parece, é necessário que se tenha conhecimento, habilidade em manusear o programa. A internet apresenta várias informações, possibilita novas descobertas e uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos.
EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE: Navegar livremente é sem dúvida e de suma importância no mundo virtual, nos proporciona a buscar conhecimentos, informações e até mesmo manuseá-lo com mais frequência. É a partir daí vai despertando mais o interesse e até mesmo curiosidade.
CONCEITUANDO HIPERTEXTO: Hipertexto é a forma de produção na internet, podendo ter diversas formas para apresentar conhecimentos, em como compreender o que estudamos, e como apresentar. Permite ao leitor um caminho a seguir e a navegar pela leitura.
CONCEITUANDO HIPERTEXTO COLETIVAMENTE: Concordo com o colega Joel, através da experiência nos adquirimos conhecimentos e informações. E a lidar com as novas tecnologias, que é de grande importância para o nosso dia a dia.
CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: O diálogo dentro da sala de aula é de suma importância, pois adquire um riquíssimo conhecimento, onde cada um expõe suas ideias, e através dessas ideias é que chegamos a um ponto de partida dentro da proposta pedagógica. São usadas várias estratégias, onde as ideias dos alunos são valorizadas, dúvidas e curiosidades são sanadas.
PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS: Utilizar as mídias nas práticas pedagógicas do nosso dia a dia, possibilita o trabalho de forma complementar e colaborativa, onde os alunos são construtores do seu conhecimento, uma vez que  esses são convidados a criar e recriar coisas novas. Cabe a nós professores inovar nossa prática, tornando nossas aulas prazerosas e a aprendizagem significativa, e quando o trabalho é feito em conjunto a experiência de cada um contribui  para construção do conhecimento de todos.