sábado, 22 de dezembro de 2012


 

Atividade 4.2  proinfo 100horas

 

 

 


 

A turma da Monica adverte: Assista a este vídeo comendo uma fruta assim você ficara forte e saudável.

 

 

 

 


Este vídeo fala sobre a amizade.

 


 

Este vídeo fala sobre lixo, música educativa e astrogilda.

 


este vídeo fala sobre lixo é no lixo com tia cecéu.

 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Atividade 2.6 - Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet


PROJETO
Diversidade Cultural: Folia de Reis

Escola: Escola Municipal Paulo Vieira Souto

Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano

Duração: 1 semana

Professores responsáveis: Andréia, Aparecida Andrade, Delvânia, Simar, Marizete, Ivanete,

Disciplinas: Português, História, Artes

Introdução
A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão. No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Eles passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café. A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.

Justificativa

Este projeto tem como objetivo compreender que a identidade cultural de um povo é um processo de construção e reconstrução permanente da pluralidade das sociedades e da compreensão de como nelas os grupos no poder e os grupos subordinados resolviam suas questões, abrindo assim caminhos para que vocês possam compreender e interpretar a construção da nacionalidade, apontando a possibilidade de, no presente, construir o futuro.

Objetivos
  •  Identificar na Festa de Reis uma vasta etapa da história.
  • Celebrar o passado no presente numa grande festa que poderá lançar bases para um futuro de lucidez, respeito às tradições e de construção da autentica alma do povo.
  • Valorizar o sertanejo mineiro, em sua simplicidade, semeando a sabedoria milenar, presenteando a contemporaneidade com os mais fortes traços da cultura humana.
  • Conhecer os movimentos do tema em questão como espaços privilegiados para o reconhecimento das diversas manifestações culturais locais, regionais.


Metodologia:

Trabalhos em grupo, aprendizagem colaborativa através de WebQuest. Professor (a) deve conversar com seus alunos sobre a história da folia de reis transmitindo um conhecimento prévio do assunto para depois partir para as pesquisas complementando o que já sabem. A atividade será desenvolvida em etapas conforme descrita abaixo.

Desenvolvimento

1ª Etapa: De uma olhada nas fotos e viagem no passado        
3º Etapa: Navegue na web Google e descubras musicas cantadas antigamente e na atualidade pela Folia de Reis. www.google.com.br

4º Etapa: Viagem agora nas imagens assistindo vídeos musicais antigos de cantores brasileiros que gravaram músicas que são cantadas até hoje pelos foliões nas manifestações culturais.

5º Etapa: Agora note se ouve alguma mudança com relação as folias realizadas no passado e na atualidade.

6ª Etapa: Após a visita a vários sites e obter informações sobre a folia de Reis pedir para os alunos fazerem uma pesquisa sobre a folia de reis em nossa cidade produzindo texto, confeccionando cartazes e expondo na escola.

Recursos didáticos: Computadores, telão, datashow

Avaliação

A avaliação será feita através da observação dos seguintes aspectos: Participação; e realização das atividades.

Conclusão

Ao colocarmos uma lente de aumento sobre o tema “Folia de Reis” contemplamos a riqueza cultural de nosso país, mais particularmente a riqueza enraizada.
Essas ações culturais como a da Companhia de Reis colaboram com o desenvolvimento cultural, e mais ainda, com o desenvolvimento social de nossa cidade. Gera nos participantes e na comunidade envolvida uma atitude de solidariedade e de valorização de nossa história, da crença e o ato religioso de fé de cada participante, por isso, deve ser difundida, apoiada e valorizada pela população e órgãos governamentais. Através do desenvolvimento de projeto poderemos dar o primeiro passa para que essa cultura seja conhecida e valorizada.

Referências:

Sites pesquisados:

domingo, 2 de dezembro de 2012

Fórum !



APRESENTAÇÃO: Sou Delvânia, trabalho em Olhos D’água na rede municipal e espero adquirir mais conhecimentos e melhorar a qualidade de ensino cada vez mais através desse curso e atender as necessidades dos meus alunos.
QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ? Como educadora estou sempre em busca de conhecimento. Devemos criar estratégias e situações diversificadas de acordo com a vivência do aluno, principalmente no mundo virtual, para que ele se sinta motivado, interessado e participativo.
NAVEGAÇÃO À DERIVA: Navegar na internet não é tão simples quanto parece, é necessário que se tenha conhecimento, habilidade em manusear o programa. A internet apresenta várias informações, possibilita novas descobertas e uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos.
EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE: Navegar livremente é sem dúvida e de suma importância no mundo virtual, nos proporciona a buscar conhecimentos, informações e até mesmo manuseá-lo com mais frequência. É a partir daí vai despertando mais o interesse e até mesmo curiosidade.
CONCEITUANDO HIPERTEXTO: Hipertexto é a forma de produção na internet, podendo ter diversas formas para apresentar conhecimentos, em como compreender o que estudamos, e como apresentar. Permite ao leitor um caminho a seguir e a navegar pela leitura.
CONCEITUANDO HIPERTEXTO COLETIVAMENTE: Concordo com o colega Joel, através da experiência nos adquirimos conhecimentos e informações. E a lidar com as novas tecnologias, que é de grande importância para o nosso dia a dia.
CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: O diálogo dentro da sala de aula é de suma importância, pois adquire um riquíssimo conhecimento, onde cada um expõe suas ideias, e através dessas ideias é que chegamos a um ponto de partida dentro da proposta pedagógica. São usadas várias estratégias, onde as ideias dos alunos são valorizadas, dúvidas e curiosidades são sanadas.
PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS: Utilizar as mídias nas práticas pedagógicas do nosso dia a dia, possibilita o trabalho de forma complementar e colaborativa, onde os alunos são construtores do seu conhecimento, uma vez que  esses são convidados a criar e recriar coisas novas. Cabe a nós professores inovar nossa prática, tornando nossas aulas prazerosas e a aprendizagem significativa, e quando o trabalho é feito em conjunto a experiência de cada um contribui  para construção do conhecimento de todos.



terça-feira, 22 de maio de 2012

Boa Higiene-Valber Meireles-Apêndice do TCC em Nutrição.Postado por Rosa...

Relatório do Projeto



Ministério da Educação 
Programa Nacional de tecnologia educacional
Proinfro Integrado
Curso de Introdução a Educação Digital





Projeto Integrado de Aprendizagem
O papel dos Blogs na democratização do uso da Internet






Autor: DelvâniaFilogônio Dias Pereira
Bocaiúva, Abril 2012



Relatório do Projeto

Higiene, alimentação e saúde
 O objetivo principal do projeto foi promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para promoção de uma saúde de uma forma atraente lúdica e educativa. Foi trabalhado na sala, onde os alunos tiveram a oportunidade de identificar e investigar o valor nutritivo de vários alimentos, aprendendo a ter cuidados com a higiene pessoal e na preparação dos alimentos antes de degusta-lo, identificando a necessidade de manter seu ambiente familiar e escolar limpo, higienizado para ter uma boa saúde.
Realizamos Várias atividades como: caça palavras, recortes, visita a cantina da escola, escovação diariamente e fomos a um passeio a feira livre, onde os alunos ficaram a vontade, observando tudo, uns questionando e alguns até degustando. Teve uma palestra com a nutricionista, na qual foi abordado a importância de se alimentar bem, o valor das frutas, legumes, verduras, carne, etc. E a higiene que devemos ter com os alimentos para termos uma vida saudável.
Durante a execução do projeto, foi possível observar que uma participação muito boa dos alunos e aprenderam bastante.

Fontes de pesquisa: Internet, jornal, revistas e livros didáticos.






segunda-feira, 23 de abril de 2012

Unidade 4

Ministério da Educação e Cultura Programa Nacional de tecnologia Educacional Proinfo Integrado Curso de Introdução à Educação Digital Projeto de Pesquisa e Aprendizagem PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM SAÚDE HIGIENE E ALIMENTAÇÃO Autora:Delvania Filogonio Dias Pereira Olhos D´ Água, Maio 2012
Refletindo sobre a leitura e escrita digital

   Com a economia de tempo que o ser humano tanto procura para que possa atender seus anseios, o avanço de ferramentas eficientes dentro da tecnologia, está cada vez mais sendo disseminada nos tempos contemporâneos.
O acesso à bibliografias por exemplo, a uns anos atrás era muito dificultoso, uma vez que, sempre que necessário, o estudante tinha que se deslocar em busca de bibliotecas para pesquisas e leituras.
Atualmente, com as novas ferramentas disponíveis na web, encontram-se facilidades também quanto a leitura e escrita digital, visto que na escrita manual requer uma criteriosa atenção em relação aos erros, apelando sempre para uma borracha, sendo facilitada por correções próprias no computador. Assim como ganhos encontramos também perdas, pois com tanta facilidade, há quem prefere copiar em vez criar, o famoso plágio que também está disponível. Outras perdas estão relacionadas a estética e a perda de habilidades de raciocínio da escrita manual para a passagem  para a escrita digital.
Tais perdas poderiam ser minimizadas com a ética e o incentivo do professor em relação à produção própria e o desmerecimento do verdadeiro autor. 
Ganhos podem ser potencializados com o uso consciente de tais ferramentas.

domingo, 1 de abril de 2012

Projeto



 
 Projeto de Integração de Aprendizagem
Plano de Realização
Atividade Coletiva



Como fazer a atividade
O objetivo desta atividade é a elaboração de um plano de projeto de integração de aprendizagem utilizando as tecnologias existentes na escola e sua implementação.
Busque clareza na descrição de cada parte a fim de que o projeto esteja contextualizado e em consonância com os interesses do grupo.


1. Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prático)
Qual é a importância de se trabalhar bons hábitos de higiene e alimentação na escola?
Como a escola pode contribuir para a formação de hábitos saudáveis a partir da alimentação oferecida por ela?
Como orientar as crianças sobre as influências que a mídia exerce na formação de  hábitos alimentares?
Comer muito é alimentar bem?
2. Objetivo principal
Promover o consumo de alimentos saudáveis;
Manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente,lúdica e educativa.
  • 3. Objetivos específicos
  • Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes,verduras,carnes,cereais,leite e seus derivados
  • Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa as refeições;
  • Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde,valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
  • Conhecer e identificar os perigos por trás das propagandas e dos programas de televisão que influenciam na formação dos hábitos e comportamento das crianças;
  • Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
  • Estimular o gosto e hábito pela leitura e escrita;
  • Identificar a moeda brasileira,conhecendo o sistema monetário;
  • Identificar cores;
  • Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o a sua vida diária;
  • Memorizar e aprender através do lúdico;
  • Desenvolver a expressão art[ística;
  • Promover palestra educativa sobre nutrição e desnutrição e hábito de saúde;
  • Fazer visita  a cantina da escola;
  • Promover passeio a feira livre;
4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas

Português:
  • Linguagem oral
  • Atividade de rodinha
  • Atividades com alfabeto envolvendo nomes de frutas
  • Escrita de textos pelo professor,produção de texto coletiva
  • Contação de história com livros literários e fantoches
  • Apreciação da leitura
  • Atividades de escrita,letra inicial,final,quantas letras,sílabas(consciência fonológica)
Matemática:
·         Jogo da memória das frutas
·         Sistema monetário
·         Jogo de degustação
·         Bingo das frutas
·         Sequência numérica e de quantidade
     Ciências:
  • Alimentação e saúde;
  • Corpo e higiene
  • Vegetais
  • Hábitos e higiene durante a história;
  • Nutrição e desnutrição
Artes:
·         Música
·         Pintura
·         Contos de histórias
·         Brincadeiras faladas e de movimento no pátio
·         Desenho livre e dirigido

5. Plano de ações (definição das ações necessárias e da ordem de exceção das ações, tempo dedicado a cada ação, atores envolvidos
 e subprodutos esperados):

Ação 1
Descrição:Aula expositiva dialogada,texto informativa e atividade para colorir,cruzadinha e caça palavras


Tempo previsto: 01 semana

Atores envolvidos: Alunos, professores.

Subproduto
  • Desenvolver a expressão artística;
  • Estimular o gosto e hábito pela leitura e escrita;

Ação 2
Descrição: música,produção de texto,colagem,atividades de ciências
 Tempo previsto: 01 semana

Atores envolvidos: Alunos, professores.
Subproduto
  • Memorizar e aprender através do lúdico;
  • Desenvolver a expressão artística;
  • Estimular o gosto e hábito pela leitura e escrita;
Ação 3
  • Descrição: Palestra com nutricionista
  • Visita a cantina
  • Passeio a feira livre
Tempo previsto: 01 semana


Atores envolvidos: Alunos, professores  e nutricionista

Subproduto:

  • Promover palestra educativa sobre nutrição e desnutrição e hábito de saúde;
  • Fazer visita  a cantina da escola;